Necessidade alimentar das éguas em lactação

egua-paridaÉ muito importante que se tenha os cuidados necessários com a alimentação das éguas em lactação, observando que as necessidades energéticas no início da lactação são superiores às do período de gestação.

Nessa fase é importante considerar as necessidades em proteínas, minerais e vitaminas, uma vez que, as reservas são modestas e as carências são mais frequentes. É necessário fazer a suplementação com concentrados.
No final da lactação, quando os potros já estão se alimentando com capim ou feno que suprem parte das suas necessidades, a alimentação das éguas vai modificando. Se for feito um programa de alimentação com suplementação adequada, o potro pode ser desmamado a partir dos quatro meses de idade sem prejuízos à sua saúde.
As necessidades alimentares da égua reprodutora têm três variações de necessidades alimentares. Necessidades pouco superiores à manutenção no início da gestação e no final da lactação; necessidades proteicas no final da gestação; e necessidades muito acentuadas, principalmente energética, no início da lactação.

É importante considerar as necessidades dos animais, observando o ganho de peso e perda, a fim de oferecer a quantidade e alimento adequado de acordo com o desenvolvido específico de cada fêmea.

Fonte: www.equinocultura.com.br

Materiais para ferrageamento em equinos.

Aprenda a fazer inseminação artificial em éguas.

Conheça diversos materiais usados na área de reprodução equina.