Nutrição de Éguas em Gestação e Lactação

O planejamento de uma boa alimentação de éguas pode colaborar e muito no período anterior a gestação, preparando o organismo do animal para a nova fase. Já ao contrário, ou seja, quando a alimentação é deficitária, há grandes possibilidades de ocorrer problemas na ovulação e até mesmo infertilidade.

Já a boa alimentação em éguas durante a gestação é a melhor garantia de potros saudáveis.

No entanto, todos estes procedimentos de manejo necessitam ser realizados de maneira balanceada, tendo em vista que um animal acima do peso representa um menor espaço para o desenvolvimento do feto.

Já nos últimos 3 e 4 meses de gestação e inicio de lactação, por exemplo, é  importante que o animal receba um pouco mais de proteína que o normal, para compensar a perda de apetite antes do parto, uma vez que o nutriente é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do potro e garantia de qualidade na produção do leite.

Uma dieta adicionada com alfafa e ração rica em minerais, proteínas, bem como o aumento da quantidade de sal, pode fazer a diferença nestes períodos.

Mas estas são apenas algumas orientações básicas, sendo que a nutrição de éguas em período de gestação depende das orientações de um profissional especializado, que conheça as necessidades de cada animal, para que seja possível recomendar as dosagens, freqüências e tipos de alimentos corretos.

A dieta equilibrada das éguas nesse período depende dos nutrientes aplicados. Saiba mais.

Fonte: Equinocultura