Nutrição dos Equinos

O máximo de desempenho atlético do animal depende, diretamente, de uma boa alimentação, fator dos mais importantes a serem observados na equinocultura. Uma nutrição saudável e equilibrada vai garantir ao criador a qualidade produtiva do seu plantel.

É de suma importância a observação, por parte do criador, das exigências nutricionais nas diversas fases fisiológicas do animal, assim como obter o conhecimento necessário dos nutrientes adequados a cada fase, para o máximo desempenho do animal com o menor custo, e o menor desgaste metabólico. Quantidades mínimas de energia, minerais, proteínas e vitaminas devem ser cuidadosamente consideradas.

Água

Toda perda deve ser reposta. Ela acontece pelas fezes, urina e suor. O equino possui de 68 a 72% de água em seu organismo. A água oferecida deve ser de boa qualidade e sempre limpa e fresca, à vontade. A quantidade de água a ser ingerida pelo animal varia de acordo com o clima, o trabalho que desempenha, o tipo de alimentação que recebe, e, também, do seu porte físico. As éguas em fase de amamentação devem receber de 20 a 30 litros de água a mais.

A manutenção da temperatura, em animais atletas, requer maior volume de água a ser ingerida, até mesmo em função dos exercícios que executam. Esse aumento varia entre 20 e 300%.

Carboidratos e Lipídeos

O principal carboidrato é a glicose, se se considerar o aspecto nutricional desses elementos, apontados como os mais abundantes na natureza e os que representam a fonte primária de energia para os seres vivos.

A reserva energética dos animais tem como fonte os lipídios, não apenas como fonte de energia, mas também o fornecimento dos ácidos graxos, essenciais para o bem-estar animal.

Proteína

O crescimento e a reprodução de equinos dependem, de forma direta, das proteínas, específicas para prover os aminoácidos de que necessitam. Tanto a quantidade quanto a qualidade das proteínas devem ser objeto de preocupação do criador.

Minerais

Existem os macro e os microelementos, nesse grupo de nutrientes. Diretamente ligados à estrutura dos animais encontram-se os macroelementos. Eles se perdem, diariamente, durante o desempenho das atividades do animal. As funções metabólicas dos animais estão relacionadas aos microelementos. Constituem parte importante do organismo animal, representando cerca de 4% do peso vivo dos equinos. Eles obtêm a maior parte dos minerais de que necessitam através do pasto, volumoso e dos grãos.

Vitaminas

Duas categorias principais constituem as vitaminas: hidrossolúveis e lipossolúveis. Pela pastagem, o animal adquire a forragem verde, de alta qualidade, não necessitando, assim, da adição de teor extra de vitaminas A, D e E, para os animais em manutenção. Entretanto, se mantido numa baia e alimentado com feno, o animal, certamente, vai precisar de uma suplementação de vitaminas.

Sendo o cavalo um animal herbívoro, isto é, alimenta-se fundamentalmente de forrageiras, há que se ressaltar que em sua dieta habitual não deverá faltar o capim ou feno (volumoso), necessidades básicas desta espécie.

Para a elaboração de um programa eficiente de nutrição devem-se considerar inúmeros aspectos, tais como desempenho esperado, atividade exercida, tipo de alimentação, dentre outras. Um Médico Veterinário deverá sempre ser consultado, para melhor suprir a exigências nutricionais dos equinos, levando-se em conta o rendimento físico e o bem-estar desses animais.

Fonte: Valerianascimento.com

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Saiba como proporcionar um crescimento saudável para os potros

A saúde dos cavalos começa nos pés