O Cavalo da raça Paint Horse

O cavalo da raça Paint Horse possui como característica principal a pelagem pintada, sendo este um dos motivos mais apreciados por criadores e admiradores de todo o mundo.

A origem do Paint Horse está intimamente relacionada à colonização inglesa na América, sendo o animal resultado do cruzamento do Quarto de Milha, cuja origem está no cruzamento do Puro Sangue Inglês com o chamado Mustang Americano.

O animal é atualmente é bastante prestigiado nos EUA, ocupando o terceiro lugar nas melhores raças, só perdendo para o Puro Sangue Inglês.

No Brasil, o animal é um dos mais importados e sua valorização vem crescendo, fato que proporcionou a criação da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint), que cresce a cada ano.

Antigamente, porém, o fato do animal ser pintado não era visto com bons olhos nos EUA. Era inclusive discriminado, sendo que os que tinham manchas brancas maiores de cinco centímetros quadrados no corpo, não podiam reproduzir e eram praticamente eliminados da raça.

Com o tempo, os americanos perceberam que tinham um animal de muitas qualidades, como a versatilidade, docilidade para o trabalho, lazer e força para as disputas equestres, sobretudo nas corridas planas, além da pelagem exótica, motivo de centenas de competições em todo o mundo.

Nos EUA a American Paint Horse Association vêm ao longo de seus 38 anos desenvolvendo inúmeros métodos de seleção genética, o que vem permitindo um maior desenvolvimento das raças, com animais cada vez mais selecionados.  

 

Veja algumas técnicas de adestramentos básicos que os criadores utilizam para preparar esses cavalos para as apresentações. Clique aqui.

Fonte: N1 Cavalos