O Raio-X no diagnóstico de lesões no sistema locomotor dos equinos

Grande parte dos atendimentos veterinários realizados em equinos é, sem dúvida, por conta de lesões e fraturas, sobretudo nos membros posteriores do animal.

Seja em virtude de quedas, impactos ou até mesmo por conta de um simples deslocamento em esportes equestres, este problema precisa ser diagnosticado com rapidez, profissionalismo e precisão, para que o animal não sofra em demasia. Assim, o principal recurso utilizado para o diagnóstico nestes casos é o Raio-X.

Esse aparelho, desde quando foi criado, evoluiu consideravelmente, sendo que atualmente é possível encontrá-lo na versão portátil.

Com isso, o profissional pode ir até o local onde animal se encontra, evitando que o proprietário tenha o grande trabalho de transportá-lo, o que poderia agravar ainda mais o problema.

O aparelho é, portanto, a melhor opção na avaliação precoce do tipo de lesão ou fratura, bem como sua severidade, para que o profissional escolha o melhor tratamento.

Saber manuseá-lo e atualizar o conhecimento acerca do mesmo é uma obrigação do profissional envolvido, sendo que periodicamente novos aparelhos, com novas funções, são disponibilizados no mercado.

 

Veja qual o melhor aparelho indicado para determinadas funções na medicina veterinária. Clique aqui.

Fonte: Grupo Lusófona