Odontologia equina

As arcadas superiores e inferiores dos cavalos sofrem desgaste com o passar dos anos. Assim, as estruturas internas dos dentes ficam expostas.  As modificações que ocorrem na forma e desenho das estruturas que ficam expostas na mesa dentária acontecem em idades bem definidas.

Muitas vezes essas alterações podem atrasar em determinados animais porque depende do manejo nutricional que estão submetidos, ou seja, o tipo de alimentação que recebem durante a vida. Se o alimento é muito pequeno, por exemplo, o esforço dos dentes dos animais será menor, e conseqüentemente o desgaste dos dentes não ocorrerá como naqueles que se alimentam de alimentos maiores que exigem maior esforço de mastigação.

Os cavalos nascem sem dentes, e isso é uma adaptação da natureza para que a égua, que acabou de criar, não sinta dores ao alimentar seu filhote. Com o úbere e as tetas inchados e doloridos a égua não suportaria a pressão dos dentes de sua cria.

Os equinos possuem sete períodos de dentição que serão abordados a seguir:

No 1º período ocorre a erupção dos dentes caducos, no qual os incisivos apresentam uma forma elíptica. As pinças nascem até o fim da primeira semana de vida do animal, os médios nascem até o fim do primeiro mês e os cantos nascem até o sexto mês de vida, no qual alcança o nível dos demais dentes até o décimo mês de vida.

No 2º período ocorre o rasamento dos dentes caducos devido ao desaparecimento da cavidade dentária externa pelo desgaste e compressão, e os dentes incisivos apresentam uma forma ovalada. Nas pinças ocorre o rasamento com 1 ano de vida, nos médios o rasamento ocorre com 1 ano e meio e nos cantos o rasamento ocorre com 2 anos.

No 3º período ocorrem as mudas e as mesas dentárias são encontradas na forma elíptica. As pinças são trocadas entre os 2 e 3 anos de vida do animal, os médios são trocados entre os 3 e 4 anos e os cantos são trocados entre os 4 e 5 anos de vida. Nesse período também ocorre o nascimento dos dentes caninos (5 anos ).

No 4º período ocorre o rasamento dos definitivos, onde observa o rasamento dos dentes definitivos e a mesa dentária está ovalada. As pinças ficam rasas aos 6 anos de vida do animal, os médios ficam rasos aos 7 anos e apresentam a cauda de andorinha e os cantos ficam rasos aos 8 anos.

No 5º período ocorre o arredondamento, onde observa o nivelamento dos definitivos e a mesa dentária arredondada. As pinças são arredondadas aos 9 anos do animal, os médios são arredondados aos 10 anos e os cantos são arredondados entre os 11 e 12 anos.

No 6º período ocorre a triangularidade, ou seja, a mesa dentária está em forma de triângulo eqüilátero. As pinças ficam triangulares aos 13 anos de vida do animal, os médios ficam triangulares aos 14 anos e os cantos ficam triangulares aos 15 e 16 anos.

No 7º período ocorre a biangularidade, ou seja, a mesa dentária esta em forma de triângulo isósceles. As pinças são biânguladas aos 17 anos de vida do animal, os médios são biângulados aos 18 anos e o canto são biângulados aos 19 anos. É importante observar também, que com o avanço da idade as arcadas vão se projetando para frente e fica cada vez mais difícil calcular a idade do animal.

Fonte: dentistadecavalo.com

Conheça o Curso de Odontologia Equina