Origem da raça Mangalarga Marchador

Uma das raças de cavalos mais famosas do Brasil é a raça Mangalarga Marchador. Dizem que foi formada na região montanhosa do Sul do Estado de Minas Gerais, mais especificamente na região dos municípios de Baependi e Cruzília.

Atualmente, a região do Sul de Minas é o principal polo turístico do Estado, compondo o Circuito das Águas, que tem como cidades mais desenvolvidas Poços de Caldas e São Lourenço. Os atrativos para os turistas  são as cachoeiras, os belíssimos parques de águas minerais, a comida mineira, considerada por muitos como a melhor culinária do país, a beleza natural exuberante da região e o frio do período de inverno.

Nas trilhas sinuosas e íngremes, das montanhas sul mineiras, a seleção natural foi gradativamente moldando um andamento singular, dom natural, genético, em pouquíssimas raças, em todo o mundo. O único andamento que capacita o equino a deslocar com equilíbrio, neste tipo de topografia e a marcha de quatro tempos, a exemplo do próprio passo. A marcha pura nada mais é do que o passo em curta e média velocidade. O declive acentuado e a sinuosidade das trilhas estreitas exige um mecanismo de locomoção específico, no qual os membros deslocam-se de forma dissociada, quase que um a cada tempo, exatamente como ocorre na mecânica de locomoção do passo.

Fonte: Marchador Web

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Aprenda como casquear um cavalo

Entenda o comportamento equino