Os cuidados e diagnóstico da claudicação em equinos

O proprietário de um cavalo atleta deve estar sempre atento aos movimentos e comportamento do animal, pois esta observação pode revelar alguns problemas, como a claudicação, conhecida popularmente como “manqueira”. Sendo assim, se o equino mancar, demonstrar queda brusca no desempenho, ou se recusar a trotar, é preciso ligar o sinal de alerta.

Por trás disso podem estar lesões, fraturas ou algo pior, seja nos membros posteriores ou anteriores. E quanto mais cedo for detectado algum destes possíveis problemas, mais chances de sucesso no tratamento.

O diagnóstico fará grande diferença e deve ser realizado por um profissional da medicina veterinária experiente, da área de ortopedia, munido de todos os instrumentos necessários, como os aparelhos por imagem. Ele deve ser capaz de realizar palpações, exame visual e uma boa anamnese com o proprietário.

Infelizmente, em alguns casos, por falta de conhecimento no diagnóstico ou tratamento, muitos animais acabam sendo forçados a abandonar a carreira esportiva, e, até mesmo sendo sacrificados. Isso, muitas vezes sem que a lesão tenha sido encontrada. O problema pode estar onde menos se espera, ou seja, em ferragem mal colocada. Por isso é sempre válido contar com a orientação de um profissional capacitado.

Tem interesse no assunto? Quer ficar por dentro das principais formas de diagnóstico de claudicação equina?

Então confira algumas dicas e fique por dentro das principais técnicas veterinária sobre o assunto. Clique aqui.

Fonte: Hospital de Equinos