Peculiaridades dos equinos

sarnaOs cavalos habitam a terra a mais de 5 milhões de anos, vivem coletivamente e são guiados por um líder. A liderança é obtida através de combates, e o vencedor assume a posição até que apareça outro para desfiá-lo e tomar a liderança do bando.

São animais herbívoros, com absorção intestinal grande, hoje com a domesticação os hábitos alimentares mudaram, os cavalos consomem ração, concentrados, cenoura, milho, entre outros.

Os equinos vivem em média 25 anos, atingindo a idade adulta aos cinco, mas podem procriar a partir dos 2,5 anos. A gestação dos equinos é de 11 meses, quando o potro nasce ele não tem dentes, os primeiros nascem quando completam 10 dias de vida, completam aarcada dentária de leite até os 6 meses, e a partir de 2,5 anos esses dentes começam a ser substituídos, e adultos, com 5 anos, já possuem a arcaria dentária completa.

A égua produz aproximadamente 15 litros de leite por dia, o potro mama até os 6 meses, quando começa a se alimentar com outro tipo de comida.

Os cavalos quando adultos possuem 40 dentes, sendo que as fêmeas não possuem o dente canino, assim sua dentição completa é de 36 dentes. Assim, ao vermos a mandíbula dos equinos, podemos saber seu sexo bem como sua idade, já que o desgaste dentário nos fornece a idade aproximada do indivíduo.

Fonte: Tudo sobre cavalo.

Como Realizar um Exame Odontológico? Veja aqui!

Conheça a anatomia da Cavidade Oral dos Equinos. clique aqui!