Potros requerem cuidados especiais

O cavalo é um animal que desenvolve cerca de 80% durante o primeiro ano de vida. Durante esta fase o animal requer muitos cuidados principalmente relativos a alimentação. A falta de uma alimentação adequada pode comprometer em definitivo o crescimento e o desenvolvimento.

Ao nascer o potro deve receber nas primeiras horas de vida o colostro, leite rico em anticorpos e fundamental para a imunização do animal que deve ser ingerido até 6 horas após o nascimento, a fim de se imunizar contra diversas infecções, sem o qual é muito difícil criar um animal saudável. O potro durante a primeira semana de vida deve ser alimentado com leite, de preferência de 3 em 3 horas.

Após o desmame deste potro, deve-se atentar para que ele tenha uma alimentação adequada e diferenciada. No início de vida, a velocidade de crescimento do potro é muito alta.

As éguas somente alcançam o pico da lactação entre 3 e 6 semanas depois do parto, para o crescimento contínuo e adequado do potro durante este período, é necessário uma suplementação alimentar.

O início da suplementação deve ser  por volta dos 10 dias de idade. No início, até se habituar, o potro consome pouca ração. O importante nesta fase não é o consumo e sim o hábito de receber alimentação sólida. O alimento sólido deve fornecer altos níveis de energia, proteínas e vitaminas. Como fonte de proteína a soja é um bom alimento, pois é de fácil digestão e bem equilibrada em aminoácidos. Seus níveis devem ser de 22% para animais até os 6 meses de vida e 18% para animais de 1 ano.

Para a manutenção dos tecidos da pele, do aparelho intestinal e do aparelho respiratório é muito importante à ingestão de vitamina A. Já a vitamina D está envolvida no crescimento do esqueleto, ela permite a assimilação de cálcio e fósforo no organismo. A vitamina E está associada às funções musculares e reprodutivas.

As vitaminas hidrossolúveis (Complexo B e Vitamina C) são essenciais no metabolismo geral da energia e da proteína. A carência tem como primeiros sintomas a falta de apetite e pelagem de mau aspecto.

Muitos criadores consideram o cálcio como o mais importante dos minerais, e acaba oferecendo ao animal pouca quantidade de fósforo.

A ajuda de um profissional antes de iniciar a dieta do cavalo é essencial.

Fonte: Curta Cavalos

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?