Primeiros cuidados após o nascimento dos potros

Algum tempo depois de vir ao mundo o potro precisa mamar o colostro, essencial para garantir a imunidade do equino, pois, possui anticorpos contra enfermidades que aparecem nas primeiras semanas de vida do animal. Todos os cuidados iniciais garantem saúde e maior perspectiva de vida.

O potro recém-nascido geralmente mama nas primeiras 6 a 12 horas de vida, que é quando acontece o auge de absorção das imunoglobulinas, reduzida lentamente, por modificações de células epiteliais do intestino. É necessário que a mamada ocorra a cada duas horas para garantia de bons níveis de glicose e nutrição.

A avaliação da IgG pode ser realizada após a mamada do colostro, avaliando assim a imunidade do animal. Se entre 18 a 24 horas de vida os valores séricos do potro forem inferiores a 400 mg/dl, deve ser realizada imediatamente a terapia com plasma inibindo o possível contágio do potro por infecções que podem levar o animal a óbito.

Durante o desenvolvimento de sua vida o potro deve ter um manejo nutricional equilibrado. Saiba mais.

Fonte: Informativo Equestre