Principais cuidados no parto das éguas: complicações e procedimentos

Principais cuidados no parto das éguas complicações e procedimentos

O momento do parto das éguas exige um conjunto de cuidados para que a saúde dos animais seja garantida. Por essa razão, é crucial que haja acompanhamento por profissionais e pessoas capacitadas para lidar com a gravidez e saber como agir no momento do parto.

Trabalhadores rurais e responsáveis pelos animais devem tomar alguns cuidados durante a gestação, que pode durar de 336 dias, o que é o mais comum, até 365 dias. No quinto, sétimo e nono mês de gestação, é crucial aplicar as vacinas corretas na égua. Já no décimo mês, o uso de vermífugos é recomendado.

No último mês, a égua precisa ser levada para o espaço onde vai dar à luz. Essa medida é fundamental para haver ajustamento do animal e criação de anticorpos importantes para o colostro que será dado ao equino recém-nascido. Esse local deve ser mantido limpo, higienizado, tranquilo e seguro.

Continue a leitura e conheça os principais elementos da prenhez de éguas. Além disso, você saberá identificar possíveis complicações, cuidados que precisam ser tomados e como agir durante e após o parto.

Indicadores de atenção com a égua e o potro

Os cuidados com o potro começam antes do parto das éguas. Por isso, ajustar a alimentação da mãe durante a gestação com os nutrientes necessários para mantê-la sadia e oferecer a quantidade suficiente de água são ações que ajudam no crescimento do animal gestado. Após o nascimento, a alimentação deve ser com grãos para o desenvolvimento.

Para evitar abortos, as éguas precisam ser checadas constantemente. Observar as mamas e a vulva são fundamentais. No dia de parir, o cuidador deve fazer o procedimento de desparasitação.

Fique atento às tetas do animal. O cuidador observa que entre seis e duas semanas antes da égua dar à luz, as tetas ficam mais redondas. Entre seis e quatro dias pré-parto, o leite preenche as mamas do animal, que gotejam entre as últimas 48 e 24 horas antes de parir.

Em condições normais, a égua sentirá cólica por até três horas e a placenta começará a sair pela vulva. Isso é observado pela coloração branca do órgão materno-fetal. Após o rompimento da placenta, o animal nascerá em 30 minutos no máximo. Quando isso não acontece, o apoio veterinário deve ser urgente. Geralmente, o parto é durante a noite.

Possíveis complicações durante o parto das éguas

O parto das éguas exige atenção para evitar que problemas aconteçam. Se ocorrer algum transtorno, é fundamental que o cuidador entre em contato com o veterinário. Assim, resguardará a saúde dos animais.

Se verificar que a vulva apresenta placenta na cor vermelha, isso é sinal de que o animal pode morrer asfixiado por não se soltar da placenta. Nesses casos, o profissional faz um corte para que o órgão se rompa.

Outro cuidado é a eliminação da placenta. Ela é solta sozinha em até 90 minutos, mas, quando isso não ocorre, a mãe corre risco de vida, já que pode haver multiplicação de bactérias e um conjunto de problemas que levam até a morte. Se não for eliminada em uma hora, contate o médico.

Quando o animal está saindo, mas não nasce, é necessário realizar a tração com cuidado. Isso só deve ser feito em situações nas quais os membros inferiores estão para baixo e o focinho entre eles.

Procedimentos

O parto das éguas exige atenção após acontecer. Após uma hora, o potro precisa se levantar e, depois de duas horas, mamar. A eliminação da placenta também é crucial. Se esses pontos não ocorrerem, o médico deve ser acionado com urgência.

O cordão umbilical do potro é grande e em formato de espiral. Ele rompe sozinho, mas se não acontecer, é preciso usar uma tesoura esterilizada e higienizada para cortá-lo, bem como seguir as orientações dos profissionais sobre os cuidados após isso.

Aprenda de maneira prática, compreenda como descobrir patologias nos cavalos e quais cuidados rápidos devem ser feitos. Buscar capacitação profissional em equinocultura é essencial para agir em emergências, por isso, realize o curso de Primeiros Socorros em Equinos

Fontes: CBRA; Compre Rural; Cavalus; Hospital Veterinário Muralha de Évora; Terceiro Tempo; Compre Rural.