Puro Sangue Inglês

Raça selecionada na Inglaterra pelo cruzamento de três garanhões orientais com éguas da Inglaterra e da "Royal Mares" da península ibérica. O objetivo da seleção do Puro Sangue Inglês era de obter cavalos para corrida de longas distâncias, e por isso, distingue-se de outras raças. Hoje, é considerada uma raça melhoradora. Marca presença na formação das principais raças modernas de cavalos para esporte. Possui porte, de médio para grande.

Esta raça pode ter-se desenvolvido a partir de um cavalo autóctone, que não sofreu quaisquer alterações, dado o seu isolamento, nas ilhas britânicas, até ao sec. XVII.

Possui pelagem castanha, alazã ou tordilha, uniforme. Perfil reto ou levemente ondulado; olhos grandes, orelhas médias, narinas elípticas. Trote, como andadura. Animal corajoso, altivo e valente. O PSI é muito conhecido por ser um cavalo de corrida. Estamos realmente perante um velocista puro.

Muitas das raças europeias foram cruzadas com espécies nórdicas, de cavalos mais pesados e muito robustos, mas mais lentos.

O Puro Sangue Inglês conquistou o mundo graças à sua velocidade e resistência, sendo usado em corridas pelos quatro cantos do planeta, onde continua a manter o domínio. Além de velocista, é um bom saltador de obstáculos e um bom cavalo de sela para passeio.

As características desta raça passam ainda pelo seu ar altivo, como se dominasse sempre qualquer situação, e pela coragem que demonstra quando lhe aparecem obstáculos pela frente.

O PSI pode atingir os 500 kg e 1,65m de altura.

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

     Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O Appaloosa Cavalo Árabe Cavalo Percheron – Graciosidade e vigor