Raça Campolina

Iniciada no final do século XIX, a criação da raça Campolina, no estado Minas Gerais por Cassiano Campolina, raça primor entre os equinos adquire cada vez mais admiradores. A raça foi aperfeiçoada por mais de setenta anos entre o cruzamento de cavalos PSI, anglo-normando e manga-larga marchador.

Hoje as características do cavalo Campolina são: porte grande, cabeça seca, orelhas médias, pescoço musculoso e rodado, crinas fartas e sedosas, garupa espaçosa, comprida e inclinada moderadamente, anca arredondada, cauda de inserção baixa.

Outra característica do cavalo é a sua docilidade e beleza, com movimentos harmoniosos a montaria é nobre e confortável, sendo o seu tamanho ideal de 1,58 metros para os machos, enquanto para as fêmeas a altura média fica em 1,52 metros.  A pelagem é predominantemente baia ou castanha.

Fonte: Guia de Raças

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Sistema reprodutivo dos equinos – Conheça e tenha o sucesso reprodutivo

Benefícios do alongamento em equinos