Ração para éguas em lactação: Você sabe qual é a ideal?

Os produtores já entenderam que a alimentação é fundamental para o desenvolvimento do animal, e a ração para éguas em lactação não fica fora disto. Afinal, uma boa nutrição garante a saúde da égua recém parida e o desenvolvimento do potro.

Muitos ainda tem dúvida sobre como fornecer ração para éguas em lactação de forma correta e quais nutrientes necessários. Você também quer saber os nutrientes ideais para uma boa formulação? Então, leia esse artigo até o final!

Qual a ração ideal?

Essa é a fase com maior exigência nutricional, por isso a ração para éguas em lactação precisa além de manter o animal saudável, nutrir o potro e produzir um leite com maior valor alimentar.

Quando os pastos são de baixa qualidade os animais emagrecem, e nesses casos é importante oferecer alguns complementos como a alfafa e rações que sejam ricas em:

• Energia;
  • Proteínas;
  • Minerais.

Tais ações são fundamentais para equilibrar a alimentação dos animais. Mas, não adianta proporcionar uma boa ração para éguas em lactação, volumosos adequados e suplementação de qualidade e deixar de lado as boas práticas de manejo sanitário.

A importância da ração correta para éguas em lactação

Manter o escore corporal do animal é fundamental. Certamente, um animal magro não conseguirá manter suas necessidades nutricionais e consequentemente não produzirá um leite nutritivo.

É importante ressaltar que a égua tende a perder peso após o parto. Assim sendo, é importante mantê-la em um escore corporal entre cinco e seis no último mês de prenhez. Entretanto, o animal não pode ficar obeso no terço final da gestação. Pois, pode prejudicar o crescimento fetal devido à ausência de espaço intrauterino.

A égua em lactação é a categoria animal da espécie equina que apresenta os maiores requerimentos em proteína, lisina, cálcio, fósforo e os demais minerais e a segunda categoria que mais precisa de energia para realizar suas funções. Ou seja, isso quer dizer que a ração para éguas em lactação deve ser muito rica e completa para que ela consiga fornecer um leite nutritivo e supra as exigências do potro em crescimento.

Quer aprimorar seus conhecimentos sobre o mundo equestre? Trouxemos uma ótima dica. Já estão abertas as inscrições para o 15° curso de férias em equinos do CPT – Presenciais. Muito treinamento prático intensivo e conhecimento profundo na sua área de atuação. Assim, suas férias serão inesquecíveis. Clique no banner abaixo e confira mais informações!