Reprodução Equina: Manejo Correto de Doadoras

A reprodução dos equinos é um fator de grande relevância para os criadores. A escolha das doadoras segue diversos requisitos como, por exemplo: devem ser jovens, ter maturidade sexual, possuir óvulos em boas condições a serem fertilizados.

Os espermatozoides sobrevivem 48 horas no aparelho reprodutor da fêmea, e na maioria das vezes não é preciso repetir a monta natural. O cio das éguas se repete a cada 21 dias. Tempo suficiente para preparar as doadoras e as receptora.

O criador juntamente com médico veterinário deve escolher minuciosamente as éguas que participarão do processo, eliminando as fêmeas que não procriam, assim como, as de idade avançadas e as éguas que já possuem mais de oito crias.

Inseminação artificial é uma técnica muito utilizada pelos produtores de equinos. Saiba mais.

Fonte: Criar e Plantar