Saiba a diferença de nutrir e alimentar

Criadores de equinos que desejam animais saudáveis e campeões têm que prestar atenção à dieta dos animais, pois nutrir é diferente de alimentar. Além do uso do concentrado e suplementos, o criador deve manejar, corretamente, a alimentação dos equinos. Fracionar a alimentação, ao longo do dia, fornecer o máximo de verde possível, água abundante, não deixar alimentos por muito tempo no cocho e respeitar os horários de fornecimento são práticas essenciais.

Segundo Rosana Lage, médica veterinária da Organnact, para se obter um cavalo saudável, é importante oferecer uma boa nutrição, balanceada e completada por suplementação. Também são importantes exercícios diários, manejo adequado de intervalo de alimentação e disponibilidade de água de boa qualidade. Respeitando, também, a quantidade mínima de nutrientes, adequando a alimentação com o organismo do animal, com orientação de um bom profissional. Outra medida importante, de acordo com ela, é procurar fracionar, o máximo possível, o alimento, ao longo do dia, começando sempre com o verde para que haja melhor aproveitamento da ração fornecida, acompanhada da suplementação.

– O animal deve ser mantido sempre em um ambiente limpo, arejado e seguro. O criador deve fornecer o máximo de verde possível, água abundante de boa qualidade, não deixar alimentos aos qual o animal já teve acesso no cocho, respeitar os horários de fornecimento de alimento e não fornecer nem água nem alimento se o animal estiver quente, ou seja, cansado, de um eventual exercício ou viagem – orienta Rosana.

É importante, também, que o cavalo se movimente bastante, tendo seu momento de caminhada para alongar seus músculos, aliviar o estresse, se deitar e se esfregar no solo, assim, ele exercerá sua natureza.

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)