Saiba a importância das ferraduras para os cavalos

As ferraduras tem a função básica de proteger os cascos, uma das partes mais importantes do corpo dos equinos, além de proporcionar o amortecimento dos impactos e ajudar no equilíbrio do corpo e tração.

Para ser afixada, esta peça precisa contar com o conhecimento de um profissional capacitado em ferrageamento, o qual também deverá realizar a manutenção e troca periódica, tendo em vista o crescimento dos cascos.

A escolha do uso e tipo de ferraduras vai depender do tipo de atividade desempenhada pelo animal, que pode estar voltado para o lazer, esporte ou trabalho.

Há vários tipos de ferraduras, fabricadas com diversos materiais. As de aço, por exemplo, são mais comuns para o trabalho, já que possui mais resistência e durabilidade. Já os cavalos voltados para o esporte precisam utilizar as ferraduras mais leves, como as de alumínio. Existe ainda a de plástico, mais utilizadas em atividades terapêuticas, sobretudo em potros.

Saber escolher estas peças e cuidar dos cascos dos equinos é uma necessidade básica de todos que estão intimamente envolvidos na criação e cuidados com estes animais.

Você sabia? O uso correto das ferraduras pode auxiliar na correção do aprumo do equino, evitando que o mesmo apresente um quadro de claudicação futuramente. Clique e confira.

Fonte: Blog Agroline