Saiba como proporcionar um crescimento saudável para os potros

As melhores pastagens para cavalos em crescimento é uma mistura de leguminosas e capim.

O aguardado potrinho do ano passado, agora é um desenvolvido sobreano. Já não depende de sua mãe para a maioria de suas necessidades nutricionais. Já se vale por si só. "É um dos períodos de crescimento mais rápido dos cavalos" fala Sarah Ralston, VMD, PhD, professora especializada em nutrição equina na Rutgers University. "Eles não crescem tão rápido como quando foram desmamados ou potrinhos, porém continuam aumentando, significativamente, em peso e  altura. Como tudo o que cresce rapidamente, sem que sejam administrados nutrientes adequados, corre  grande risco de que não se desenvolvam corretamente".

Em torno de 12 meses de idade, o cavalo Quarto de Milha, em média, terá atingido 90% de seu tamanho e 66% de seu peso adulto. Sem dúvida, os sobreanos não são cavalos adultos e não devem ser alimentados como se o fossem. "A diferença entre um sobreano e um cavalo adulto é simples :- os sobreanos continuam crescendo" falou Pete Gibbs PhD especializado em cavalos da Texas A&M Extension." Em comparação com cavalos adultos, eles necessitam de quantidade apropriada de proteínas específicas e minerais". O mais importante na dieta do sobreano é a matéria prima para a formação de seus ossos.  Proteínas, cálcio, fósforo e minerais, necessários, em maior ou menor proporção, porém, imprescindíveis para o organismo.

Entretanto, nem todos os sobreanos são iguais. Os jovens cavalos que se encontram em preparação, ou em treinamento, têm diferentes necessidades nutricionais, se comparados àqueles que pastam, em liberdade.

" Esses cavalos podem obter a maioria de suas necessidades nutricionais para um crescimento moderado, nas forragens, sempre e quando estiverem pastando diariamente, por 15 horas ou mais, numa boa pastagem, ou se se oferece feno de boa qualidade" disse Gibbs. "Sem dúvida, os sobreanos com pouco condicionamento físico ou com pouco exercício, necessitam de uma combinação de fibra e concentrado, independentemente do seu crescimento rápido ou moderado. Quando se deseja ter um crescimento rápido, com alta qualidade, é necessário que o alimento concentrado seja balanceado, considerando-se  todos esses fatores.

Compreende-se bem o porquê da confusão, quando se procura estabelecer um programa adequado de alimentação para os sobreanos. Para auxiliar a resolver esta questão, Ralston e Gibbs dão seus conselhos.

Forragem

A alimentação de sobreanos com feno disponível, a toda hora, funciona bem, e deve ser da mais alta qualidade e conter uma mistura meio a meio de leguminosa e capim.

A forragem é a peça principal na dieta de um sobreano, que deve ser alimentado da melhor maneira possível. A melhor forragem são as leguminosas ou uma mistura de leguminosas e feno, em partes iguais. " Não há dúvida de que as leguminosas, como a alfafa, parecem dar aos jovens mais disposição, uma pelagem melhor e isto é fácil de se explicar, pela diferente composição entre os nutrientes, comparados aos pastos de feno", disse Gibbs.

Também, o feno, cortado em suas fases mais jovens, é o melhor para se alimentar, devido ao seu alto teor energético e proteico, somando-se à baixa quantidade de lignina , que não é digerível.

Ralston e Gibbs enfatizam que o melhor é analisar o feno para se conhecer sua composição nutricional. É fácil alimentar com feno de alta qualidade, de maneira constante. "Se um haras se prepara para alimentar bem todos os seus cavalos jovens, com feno de boa qualidade, durante todo o ano, funciona muito bem" disse Gibbs. "Porém quando o haras tem que mudar o tipo de feno, várias vezes ao ano, pode haver uma alteração drástica nos nutrientes que, como reação, altera a taxa de crescimento dos sobreanos". "É necessário muito cuidado e atenção ao fato de os cavalos poderem comer rapidamente, e passar longos períodos sem ter o que mastigar e assim, poderem  adquirir comportamento de " térmitas", comendo madeira que encontram em seu habitat, para compensar a falta do tempo de mastigação". A alimentação apropriada para os sobreanos é primordial para um bom desenvolvimento. Um sobreano solto em pastagem de qualidade durante 15 horas diárias,  ganhará, aproximadamente, 500 gramas por dia.

Quando se trata de um sobreano, sendo preparado fisicamente para uma prova ou um leilão, o tamanho é importante. "Pesquisas mostram que os sobreanos de melhor venda são os grandes", afirma Gibbs.

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Saiba a diferença de nutrir e alimentar Cavalo mais alto do mundo Entenda os sons que os cavalos fazem