Saiba mais sobre: Carcinoma de células escamosas em equinos

Doença grave que ocorre nas junções muco-cutâneas, principalmente nas pálpebras, tanto em equinos quanto em bovinos. Outras regiões, como a da genitália, também poderá ser afetada. A dermatose solar é a primeira manifestação clínica e verifica-se na pele com pouco pelo ou baixa pigmentação. À medida que o tumor invade a pele, a área invadida fica mais firme, e com ulcerações.

Com o passar do tempo, as úlceras ficam maiores e mais profundas, desencadeando as infecções secundárias e o acúmulo de pus na superfície da massa tumoral. Esses tumores apresentam-se de dois tipos: os produtivos e os erosivos. Os primeiros apresentam aspecto e formato de couve-flor e os erosivos, mais comuns, são formados por úlceras cobertas com crostas. Essas feridas chegam a ser muito profundas, ao ponto de se formarem crateras.

Em equinos, de acordo com uma pesquisa, a incidência maior desse tipo de tumor verificou-se nos machos. Algumas raças apresentaram maior suscetibilidade, como Appaloosa, Shire, Belga e Clydesdale.

Para a confirmação de diagnóstico, realizam-se exames histopatológicos e o tratamento mais eficaz é a cirurgia para a extirpação total do tumor.

Por: Tatiana Monici Cabrini e Aline Galvão Nahun

Fonte:  Centro de Pesquisa da FAMED – Faculdade de Medicina Veterinária da FAEF

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Conheça o motivo das dores nas “costas” do seu cavalo

Tétano em equinos: Previna-se

Em Poços de Caldas, cavalo passa mal por excesso de trabalho e ameaça atração turística.