Saiba um pouco mais sobre os cavalos

cavalos marchadoresO cavalo é um animal que habita a terra há aproximadamente cinco milhões de anos. Esses animais viviam coletivamente, em manadas, guiados pelo líder que comandava a todos sem distinção. A liderança era obtida por meio de combates entre os animais, sendo o vencedor líder pelo menos até a próxima luta.

Os cavalos são animais herbívoros com digestão típica, com grande absorção intestinal. Hoje, por ações humanas, o hábito alimentar desses animais foi modificado, na alimentação foi inserida ração, concentrados, cenoura, milho e entre outros tipos de alimentos.

Os cavalos atingem a idade adulta aos cinco anos e podem viver até vinte e cinco anos. A gestação desses animais é de onze meses, há o nascimento de um filhote, raramente ocorre dois filhotes nascidos em uma mesma gestação.

As fêmeas podem produzir até quinze litros de leite por dia, o filhote mama de hora em hora até os seis meses, idade em que começa a se alimentar com outros tipos de comida.

A digestão alimentar começa pela boca com a apreensão pelos lábios e corte pelos dentes, além da saliva que possui as primeiras enzimas alimentares, iniciam a quebra dos alimentos com uma química muito específica.

O estômago do cavalo é pequeno, assim há grande produção de gases e por uma contingência anatômica. O gás não reflui, ou seja, o cavalo não arrota, causando assim um elevado número de mortes com ruptura do estômago e peritonite.

Pela circulação sanguínea, o coração bombeia o sangue (arterial) para as partes periféricas e os cascos por uma ação mecânica faz com que o sangue (venoso) reflua para o interior do corpo fazendo a circulação de retorno, quando o animal retira do solo o membro para mudar o passo, o tecido córneo (casco), se contrai e bombeia o sangue para o interior do corpo, funcionando como se fossem outros quatro corações.Qualquer alteração nesse mecanismo traz sérias consequências graves para a vida útil do animal.

O cavalo também é a única raça de animal que possui dezoito pares de costelas, o que proporciona um maior comprimento do corpo.

Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?

Quais os principais alimentos utilizados na alimentação equina?

Equipamentos para a clínica veterinária de grandes animais. Confira.

Fonte: Marcos Cowboy

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

manejo nutricional Equinos