Sarcoide em equinos

A Sarcoide é uma enfermidade que não ofereça grandes riscos ao animal em um primeiro momento, mas que pode se transformar em feridas e se agravar.

Caracterizada pela erupção na pele dos equinos, como uma espécie de verruga, que surge principalmente na região da cabeça, embora possa estar presente em todo o corpo.

Muitas pesquisas vêm sendo realizadas ao longo do tempo sobre a origem da doença, que pode ter várias causas, como através da transmissão por algum inseto, erros de alimentação, etc.

Mas a teoria que vem ganhado maior força é a da predisposição genética, levando em consideração que algumas raças possuem maiores chances de desenvolver a doença do que outras.

O diagnóstico pode ser realizado através da inspeção visual, sendo a biópsia o melhor meio para a confirmação.

A forma de tratamento pode ser variada, como remoção cirúrgica, laser, medicamentos, dentre outros, sendo que cabe ao médico veterinário escolher a melhor opção, de acordo com cada caso.

É essencial saber avaliar de forma eficiente essa e outras enfermidades que afetam a integridade da saúde do animal.

Não perca tempo! Confira algumas técnicas aplicadas na medicina equina. Clique aqui.

Fonte: Equipe Escola do Cavalo