Seja um expert na área da reprodução equina

Quem opta por se especializar e atuar na área de reprodução equina, se depara com um mercado bastante rentável. Isso, porque animais com alto padrão de desempenho são muito valorizados. O que pode ser confirmado quando avaliamos os valores pagos por sêmens e embriões de boa procedência.

De maneira geral, a reprodução é recomendada a machos com três anos e fêmeas entre 3 a 5 anos. Esta variação ocorre em função de fatores de fatores do meio, a exemplo da alimentação. Outro detalhe importante é que o cio na fêmea equina provoca algumas alterações, como:

• Colo do útero relaxa;
  • Nota-se a congestão do órgão genital;
  • Inquietação do animal;
  • Cauda levantada;
  • Perda de apetite;
  • Urina com mais frequência.

Compreender todas as fases do processo reprodutivo é fundamental para conseguir aumentar a produtividade do rebanho. E mais, tal eficiência ainda é potencializada com a escolha da técnica correta de reprodução.

Principais técnicas de reprodução equina

Por ter um destaque no mercado veterinário, a área de reprodução equina têm sido uma das mais exploradas atualmente. A monta natural vem perdendo cada vez mais seu espaço com o avanço das tecnologias e maior conhecimento científico acerca das técnicas reprodutivas.

Conheça as principais técnicas para o sucesso no melhoramento genético do rebanho equino:

Transferência de embriões em equinos (TE): é uma técnica altamente lucrativa que permite aumentar a produção de potros geneticamente melhorados.A principal vantagem consiste na melhoria das características genéticas do plantel.

A técnica consiste em realizar coletas de embriões de um animal doador e transferi-lo para uma égua receptora. Além da produção de vários produtos durante o ano, a transferência de embriões em equinos permite manter a égua doadora em competições, possibilitando conciliar a carreira reprodutiva.

Inseminação artificial: com esta biotécnica é possível realizar um grande número de progênies por macho em um único salto. Desta forma, a criação do rebanho ganha em qualidade.

Entre as principais vantagens da inseminação artificial, podemos destacar:

• Preservação da linhagem;
  • Evita a propagação de doenças venéreas;
  • Melhora o desempenho do rebanho;
  • Facilita o cruzamento entre raças.

Palpação retal: um dos exames mais tradicionais na reprodução equina é a palpação retal, ele consiste na introdução da mão e do braço do médico veterinário pelo reto do animal.

A palpação é tanto utilizada em atendimentos clínicos quanto na avaliação do trato genital do animal. O exame tem um baixo custo, entretanto, é necessário que o profissional tenha conhecimento profundo da anatomia dos órgãos do animal.

Com ele, além de identificar a gestação 45 dias após a fecundação ainda é possível verificar as condições de saúde interna do animal.

Ultrassonografia veterinária: trata-se de uma técnica fundamental para a reprodução equina. Pouco invasivo e com alto grau de precisão, o uso do ultrassom veterinário possibilita identificar a gestação em até 13 dias após a fecundação. Além disso, constatar o número de fetos e ainda confirmar a viabilidade fetal.

Demanda de mercado

A área está cada vez mais aquecida, não é a toa que o Brasil é exportador de materiais e tecnologias reprodutivas. Mas, a utilização dessas técnicas requer equipamentos adequados e principalmente conhecimentos específicos. Os resultados satisfatórios são consequência de uma boa qualificação profissional, por isto, para se tornar um profissional de destaque no mercado de reprodução equina é necessário investir em capacitação.

O nosso parceiro CPT Cursos Presenciais oferece diversos cursos práticos na área de reprodução equina. Estamos falando de um modelo exclusivo de capacitação, onde você recebe total atenção individual dos professores. Clique aqui e confira todos os cursos!

Fonte: Saúde Animal e CPT Cursos Presenciais