Selas – Como escolher a mais adequada

Uma sela adequada possibilita um assento mais confortável e seguro para o montador. Antes, porém, na antiguidade, o cavalo era montado “a pêlo”, no máximo, às vezes, somente com uma manta de proteção. Esse foi inclusive o modo utilizado pelos índios americanos.

Com o passar do tempo, os materiais foram sendo aprimorados. Saber escolher uma sela, portanto, é preservar o bom desempenho atlético do equino, sem machucá-lo, levando em consideração também o próprio conforto do cavaleiro.

Atualmente existem vários tipos de sela, voltadas para a nobre arte da Equitação. No Brasil, entretanto, existem poucos modelos que se encaixam adequadamente as variadas raças dos animais. Mesmo assim temos boas opções.

Para cada atividade equestre específica é indicado um modelo de sela, de acordo com seu formato, tamanho e peso.

Dessa forma, a melhor sela é quela que o cavaleiro se sinta bem, poupando ao máximo o animal, e tenha condições e segurança para transmitir com eficiência os comandos ao animal.

Confira os componentes de uma sela:

• Cepilho (ou cabeça)
  • Patilha (encosto)
  • Assento
  • Suador
  • Armação
  • Abas e Sobre-abas
  • Para-lamas (Lameiras)
  • Estribos
  • Loros
  • Barrigueira e Cilha

Veja técnicas e manejos de adestramento e preparação com Equinos para competições. Clique aqui.

Fonte: Mundo Equino