Semana Farroupilha 2016 já tem sua temática: República das Carretas

A Semana Farroupilha, um dos eventos mais importantes e tradicionais da cultura gaúcha, acontecerá entre os dias 7 e 20 de setembro, em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Este ano, além da temática escolhida, República das Carretas, o evento aglutinará as comemorações dos 180 anos da proclamação da República Rio-Grandense.

Vários temas deverão pautar as atividades a serem organizadas por várias instituições ligadas ao tradicionalismo do Estado, como a história da República Rio-grandense, os imigrantes, a imprensa, além da exaltação à bandeira, brasão, hino Farroupilha dentre outras.

A Semana Farroupilha foi criada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e mobiliza pessoas de todos os segmentos do Estado, como do comércio, indústria, escolas, associações, igrejas etc.

O evento é regulamentado por uma Lei Estadual possui como um de suas mais marcantes realizações as cavalgada e os desfiles, sempre focando no viés cultural sulino.

Mas é em Porto Alegre que a festa realmente ganha força, com as festividades concentradas no Parque Maurício Sirotski. Neste espaço acontecem os momentos cívicas e culturais, além de um grande Acampamento Farroupilha, que dura quase um mês.

O evento possui ainda palestras gratuitas, relembrando os feitos gaúchos e a história do sul, além de espetáculos teatrais, música, dentre muitos outros.

A abertura da Semana Farroupilha acontece por meio do acendimento da “Chama Crioula”, que será no dia 13 de agosto, representando a tradição, alma, cultura e história do povo gaúcho.

Veja técnicas de marchas apresentadas nas cavalgadas desses eventos. Clique aqui.

Fonte: Semana Farroupilha