Sexagem fetal em equinos

egua e potro2A sexagem fetal em equinos geralmente é determinada por duas técnicas principais. Uma das técnicas é realizada entre 50 e 70 dias de gestação, e é baseada no posicionamento relativo do tubérculo genital. Já a outra técnica é realizada entre 90 e 150 dias,nessa fase são observadas as gônadas fetais e as estruturas como genitália, prepúcio, glândula mamária, entre outras.

A partir do tubérculo genital é originado o pênis e o prepúcio nos machos e à vulva da origem ao clitóris nas fêmeas. É possível visualizar estas estruturas com o uso da técnica da ultrassonografia.

Após quarenta dias de gestação, o tubérculo genital começa a migração cranial em direção ao cordão umbilical no feto masculino, e no feto feminino começa a migração caudal em direção à base da cauda.

As estruturas que auxiliam na localização e identificação do tubérculo genital são: no macho o úraco e nas fêmeas as glândulas mamárias. Estas estruturas são visualizadas através da ultrassonografia, podendo confirmar o diagnóstico fetal a partir do 90º dia de gestação.

Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva?

Quais os principais tipos de criatórios e as instalações utilizadas no manejo reprodutivo?

Quais os principais métodos de reprodução em equideos?

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos