Sexagem fetal em equinos

Sexagem fetal em equinosA utilização da sexagem fetal em equinos é limitada devido à dificuldade em encontrar o tubérculo genital entre 55 e 70 dias da gestação, diferenciando-se assim dos bovinos. Porém, nos últimos anos a utilização da técnica de sexagem fetal aumentou, pois através da avaliação das gônadas e da genitália externa fetal é possível entre 110 e 160 dias da gestação.

Para a sexagem fetal é preciso conter a fêmea com 90 a 150 dias de gestação no tronco de palpação retal e sem sedação. Após a contenção é feita a palpação transretal e depois a avaliação ultrassonográfica convencional, caracterizada com a colocação do transdutor em posicionamento ventro-dorsal em relação ao feto.

Após a localização da cabeça, o transdutor é direcionado no sentido craniocaudal, o coração deve ser observado, assim como o estômago e intestino. Em seguida, procede-se a localização e identificação das gônadas no terço posterior do abdômen. O resultado é obtido devido ao período escolhido, quando as gônadas sofrem hipertrofia ocupando grande parte da cavidade abdominal fetal, o que facilita a visualização.

Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva?

Quais os principais tipos de criatórios e as instalações utilizadas no manejo reprodutivo?

Quais os principais métodos de reprodução em equideos?

Fonte: Revista + Equina

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos