Síndrome da cólica em potros

Se o potro estiver apresentando comportamentos estranhos, como rolar no chão, respiração ofegante, cauda ereta, aumento da região abdominal, diminuição das mamadas, dentre outras anormalidades, é preciso ligar o sinal de alerta, pois o mesmo pode estar com a doença chamada Síndrome da cólica.

Essa enfermidade vem causando expressivos prejuízos econômicos para produtores do mundo inteiro, sendo a doença que mais vem matando equinos, de acordo com várias pesquisas sobre o assunto.

A gravidade reside no fato de que a doença consiste na obstrução da alimentação, por conta da diminuição de partes do intestino do animal.

Uma das causas está relacionada ao acúmulo de resíduos no aparelho digestivo, ao longo dos anos, e não metabolizados.

O diagnóstico da doença é bastante complexo, já que durante a doença não é possível realizar exames importantes, como a palpação retal, devido à debilidade e encurtamento do canal. Sendo assim, o melhor meio para se descobrir a doença é através do uso de aparelhos de ultrassonografia e radiografia, bem como as informações prestadas sobre o histórico do animal.

A enfermidade tem seu tratamento variado, de acordo com cada caso, sendo geralmente prescritos medicamentos que visem amolecer as fezes do animal. Tendo em vista também a fluidoterapia, que é muito utilizada, além de analgésicos.

Confira!

Com a intenção de aprimorar o seu conhecimento, temos uma super oportunidade pra você profissional da área veterinária que é apaixonado pelos equinos.

Quer aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto, não deixe de conferir.

Clique aqui e se atualize.

Fonte: GEMEQ