Tudo sobre nutrição de equinos – Entrevista exclusiva com Doutor Fernando Pimont Pôssas

Em entrevista Fernando Pimont Pôssas, coordenador dos cursos de nutrição de equinos do CPT Cursos Presenciais dá algumas dicas sobre o manejo nutricional equino no dia a dia.

Confira na íntegra:

Fernando Pimont Pôssas

Coordenador dos Cursos de Nutrição de Equinos

Consultor da Equipe Bovinos e Equinos da VALOR Orientações Agropecuárias

1- O que devemos levar em consideração na hora de montar um programa nutricional para equinos?

Os programas de manejo nutricional e de treinamento de equinos vêm sendo estudados e implantados para obtenção de desempenho máximo, independentemente da categoria ou do status fisiológico do animal. E para isso é preciso compreender as diferenças nas exigências nutricionais de cada categoria, bem como as necessidades para mantença, crescimento, lactação, ganho de peso, gestação e atividade física.

A maioria dos centros de criação de equinos adotam um modelo alimentar que prioriza a ingestão de nutrientes oriundos de concentrados, principalmente através das rações comerciais e de produtos e subprodutos da agroindústria devido à facilidade de aquisição e disponibilidade. Porém, muitas vezes os alimentos volumosos não recebem a devida atenção, apesar de ser comprovada a sua importância para bom desempenho dos animais e para a manutenção da saúde dos mesmos.

Assim, para a elaboração de um bom programa alimentar precisa-se entender os hábitos alimentares dos equinos, as diferenças nas exigências nutricionais, como funciona o sistema digestivo, as características dos alimentos disponíveis, e também como é realizado o manejo diário dos animais nos tipos de sistemas existentes.

2- Quais os principais fatores que compõe a exigência nutricional dos animais?

A exigência nutricional dos animais é composta pela exigência de mantença (manutenção da temperatura corporal, circulação sanguínea, batimentos cardíacos, etc), crescimento (potros em desenvolvimento), produção (éguas lactantes), recuperação de reserva corporal (engorda), reprodução (garanhões em monta e éguas gestantes), e atividade física.

Assim, para balancear uma dieta é importante o conhecimento dos fatores que afetam a exigência nutricional dos animais. Os mais importantes são:

1. Raça;
  2. Peso corporal;
  3. Desempenho: éguas em lactação ou taxa de crescimento de potros;
  4. Reprodução: éguas em gestação, intensidade de monta de garanhões;
  5. Nível de intensidade do trabalho ou da atividade física;
  6. Escore corporal.

A exigência nutricional dos animais é influenciada pelas características fisiológicas do animal descritas acima, mas também pelos fatores ambientais (condições climáticas, temperatura, relevo das pastagens) e pelos fatores relacionados ao manejo (distância diária percorrida, tipo de instalações). Na prática, para tentar determinar a quantidade de nutrientes que os animais necessitam para manter todas suas funções vitais e apresentar um bom desempenho, têm sido utilizadas tabelas de exigências nutricionais desenvolvidas por centros de pesquisas (NRC e INRA).

3- Quais os principais erros encontrados no dia a dia em relação ao manejo nutricional dos equinos?

O cavalo é um animal herbívoro especializado na digestão de fibras, sendo que, diferentemente dos ruminantes, eles possuem um estômago simples de capacidade reduzida. Porém, ao longo de sua domesticação, o tempo destinado à alimentação natural é reduzido à medida que os equinos passam grande parte do seu tempo em treinamentos, exposições, viagens e trabalhos. Esse fato leva a uma maior utilização de alimentos concentrados na dieta, devido a maior concentração de nutrientes nestes alimentos em relação aos alimentos volumosos, para assim atender as exigências nutricionais dos animais. Essa prática alimentar, muitas vezes, não leva em consideração aspectos relacionados às formas de fornecimento dos alimentos e o comportamento alimentar dos equinos, desrespeitando a fisiologia do aparelho digestivo e provocando distúrbios digestivos e comportamentais.

Por outro lado, o manejo adequado dos animais em pastagens permite a ingestão de nutrientes para atender à exigência nutricional dos animais e a liberdade para que possam expressar o seu comportamento ingestivo natural, contribuindo para a redução da ocorrência de inúmeros transtornos, bem como de problemas digestivos e os vícios de comportamento. Além disso, melhora o bem-estar dos animais que é um assunto de grande relevância na atualidade.

4- Em relação ao manejo dos animais, quais cuidados devemos ter com a nutrição dos animais?

O primeiro passo para um correto programa nutricional é o agrupamento dos animais por categorias, pois em cada estágio da vida os animais possuem exigências nutricionais diferentes.

Outras práticas de manejo são importantes para monitorar o desempenho dos animais e a eficiência do programa nutricional, como a avaliação do escore de condição corporal (ECC), fornecimento de fibra em quantidade satisfatória, fracionar bem a dieta em várias refeições, fornecer o concentrado duas horas após o fornecimento do volumoso, todas as alterações na dieta devem ser feitar de forma gradativa, evitar o fornecimento de alimentos mofados, fazer acompanhamento odontológico dos animais com frequência, permitir que os animais se exercitem regularmente, e por fim, deixar sempre água fresca e um bom suplemento mineral específico para equinos disponíveis.

Para que os animais possam apresentar um bom desempenho, uma boa alimentação se faz necessária. Saiba mais.