Uma boa alimentação proporciona saúde ao cavalo

De acordo com a médica veterinária, Rosana Lage da Organnact, para obter um cavalo saudável, é importante proporcionar uma boa nutrição, balanceada e completada por suplementação. Também são importantes exercícios diários, manejo adequado de intervalo de alimentação e disponibilidade de água de boa qualidade.

Para nutrir adequadamente um animal, é preciso seguir algumas medidas, como o uso de suplementos, pois nutrir um cavalo é diferente de alimentar. No entanto, o manejo também é importante. Dividir a alimentação ao longo do dia, fornecer o máximo de verde possível, água abundante, não deixar alimentos por muito tempo no cocho e respeitar os horários de fornecimento também são práticas essenciais.

Nenhuma ração possui todos os elementos nos níveis mínimos necessários para um melhor desempenho e qualidade de vida do animal. A suplementação proporciona os níveis de vitaminas e aminoácidos que o cavalo precisa receber diariamente, afirma a médica veterinária.

Outra medida importante a ser adotada, é procurar fracionar o alimento ao longo do dia, começando sempre com o verde para que haja um melhor aproveitamento da ração que está sendo fornecida, acompanhada da suplementação. A médica veterinária também recomenda a não alimentar o animal, caso o mesmo esteja cansado de um eventual exercício ou viagem.

O cavalo necessita também de momentos de caminhada e contato com o ambiente que o possibilite deitar e se esfregar no solo, assim como alongar seus músculos e se aliviar do estresse.

O produtor precisa adequar à alimentação de acordo com as exigências do organismo do animal e a orientação de um profissional é essencial.

Adotando essas medidas, o criador terá benefícios econômicos, pois o pouco que o animal come é aproveitado ao máximo. É bom contar com a ajuda de um profissional para acompanhar o animal.

Fonte: http://www.diadecampo.com.br

Autora: Kamila Pitombeira

Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Cólica ou diarreia? Veja como diferenciar Como cuidar de infecções no casco de equinos Fique atento ao comprar cavalos – nem sempre o que parece é