Universidade vai pesquisar sobre a raça crioula

Uma equipe do Departamento de Clínicas Veterinárias, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pretende saber mais e trazer maiores informações a respeito da morfologia e funcionalidade do Cavalo Crioulo. Até o momento, os conhecimentos sobre essa raça estão fundados apenas no senso comum da comunidade crioulista e suas experiências.

Essas informações serão de grande valia, pois irão determinar as características morfológicas ideais para as provas. Os pesquisadores darão início ao seu trabalho, analisando os resultados de cada conjunto, e aqueles coletados nas classificatórias, no ciclo 2012, durante a participação da raça Crioula, nas competições do "Freio de Ouro".

O principal objetivo da equipe coordenada pelo professor Charles Ferreira Martins é auxiliar os criadores do cavalo Crioulo, ampliando seus conhecimentos, com dados seguros e concretos.

Serão feitas a medição e pesagem de cada animal, nas classificatórias e final do Freio de Ouro 2012, segundo Martins, além de se considerar o trabalho dos ginetes. Dados morfológicos dos animais serão confrontados com as notas dos jurados, em cada prova funcional e analisados numa tabulação estatística.

O professor Martins ressalta a importância da pesquisa: "Ela vai trazer uma informação excepcional para a ABCCC. Vamos fazer algo bem técnico e acredito que a raça vai ganhar muito com isso. Será uma confirmação científica das relações existentes entre os seus parâmetros morfológicos e o desempenho funcional do cavalo Crioulo".

Fonte: Revista HORSE Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Odontologia equina é área promissora da Medicina Veterinária Sintomas e cuidados com a cólica equina Saiba porque os cavalos precisam ingerir sal

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu endereço de e-mail: