Xamã do Top foi o consagrado pelo 3º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindóia

A terceira edição do Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindóia consagrou muitos campeões e teve destaques graciosos.

Campeão dos campeões, o garanhão Xamã do Top foi o vencedor do Concurso de Morfologia de Machos, realizado durante o Festival. Propriedade da Coudelaria Ilha Verde, instalada em Araçoiaba da Serra (SP), o garanhão abrilhantou o evento, encerrado no domingo (18).

Destaque para o cavaleiro João Victor Oliva, filho do proprietário da Coudelaria, Victor Oliva. O jovem também ficou com o prêmio de Melhor Ginete do encontro. Já o título de Grande Campeão Jovem coube a Expositor Interagro, potro tordilho de 3 anos.

Desde sexta-feira, quando as avaliações morfológicas começaram na arena montada no Espaço Burle Marx, os lindoienses acompanharam com muita atenção a passagem dos animais. Ao todo, foram quatro categorias, divididas entre animais de dois a cinco anos hípicos. Neste ano, os julgamentos foram comentados pelos juízes. A iniciativa permitiu que o público compreendesse melhor os critérios técnicos, entendendo o porquê de cada resultado.

Foi disputado ainda o prêmio de Melhor Cabeça. A vitória coube a Forever do Retiro, exemplar que faz parte do plantel do Haras Villa do Retiro, de Boituva (SP).

A 3ª etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho e a 2ª do Circuito de Velocidade conferiram muita emoção ao festival, envolvendo todo o público presente. Além das definições dos vencedores das sete categorias do Paulista, turistas e moradores de Águas de Lindóia puderam acompanhar a vitória do experiente Luciano Pereira no Circuito de Velocidade. Montando o veloz Toureiro do Top, a cavaleiro da Fazenda Sasa conquistou o tempo final de 35,52s.

Uma cavalgada pelas principais ruas da cidade e um jantar entre criadores e convidados, realizado no Hotel Villa di Mantova, celebraram a presença do Cavalo Lusitano na região.

Com 152 pontos, as Fazendas Interagro, de Itapira (SP), se garantiram como Melhor Criador do Festival. Já o Melhor Expositor de 2011 foi a Fazenda Sasa, de Martinópolis (SP). O criatório somou um total de 183 pontos.

O 3º Festival do PSL de Águas de Lindoia foi fruto da parceria da ABPSL com a Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia, apresentado pelo Banco Santander, com patrocínio da Avallon Blindagens, Companhia Athletica, Haras LS, Guabi e Redecard. Apoio: Haras do Drosa e Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia (Ahal).

Fonte: Ascom Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Saiba a diferença de nutrir e alimentar A importância de cuidar dos dentes do cavalo A saúde dos cavalos começa nos pés