Adestramento sem rédeas é atração na Equitana

Acontece, a cada dois anos, na Alemanha, a Equitana, um evento sobre o mundo dos cavalos. Assim como no Brasil, os mestres de equitação são admirados e idolatrados; são os artistas da música, da TV e jogadores de futebol.

Fréderic Pignon encantou o público em uma aula na arena principal. Foi um show de adestramento, a aula dada por esse francês, minutos antes do encontro para uma sessão de autógrafos. Ele demonstrou o quanto pode ser intenso o nível da comunicação entre o cavalo e o homem. O público aprecia e aplaude entusiasmado, os movimentos, sem rédeas, com apenas um ou outro estalido com a boca, manejando apenas duas varinhas.

Os animais são conduzidos e agem como bailarinos regidos por um coreógrafo. A dupla de cavalos gira em torno do adestrador e roda para lados diferentes.

Numa mistura de circo e teatro, a Equitana é um espetáculo ininterrupto, de quase quatro horas de duração. Os apresentadores fazem da equitação uma obra de arte impressionante. Há grande sincronia entre o cavalo e o homem, que dispensa freios, arreio, cabresto, sela e bridão, no chamado adestramento em liberdade.

Segundo Fréderic Pingnon, existe uma certa “mágica” entre o homem e o cavalo, que ele acredita vir doelo de amizade entre eles. Não se vê, pois trata-se de uma energia, afirma o adestrador. Declara, ainda, ser tudo fruto de muito trabalho. “É preciso que o cavalo se sinta livre para expressar o que sente”.

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Como construir as melhores baias para cavalos

Equoterapia tem projeto de lei aprovado

Universidade vai pesquisar sobre a raça crioula